quarta-feira, 8 de julho de 2009

Miguel Veloso (1ª parte)

O início de carreira de Miguel Veloso já é do conhecimento de todos. As histórias sobre a dispensa do Benfica, a passagem pelo Cultural da Pontinha (CAC) e o ingresso na Academia já foram contadas por diversas vezes.

Após o ingresso no Sporting, todo o percurso do jogador até ao Europeu de 2008 merece ser elogiado. O trabalho, a dedicação, a atitude e o companheirismo que o jogador demonstrou até Junho de 2008 não merecem qualquer reparo. Poder-se-á mesmo dizer que deverá servir de exemplo para outros jogadores.

Vamos então falar sobre o que veio depois…

O Europeu de 2008 foi uma autêntica decepção para Miguel Veloso. O jogador chegou à Suíça com a ambição de efectuar um excelente torneio para, posteriormente, dar o salto para um grande campeonato europeu. Porém, sendo claramente uma segunda escolha de Scolari, não conseguiu atingir esse seu objectivo.

No arranque da última época, o início tardio na respectiva preparação (devido à presença na Suíça) e a desmotivação referida anteriormente fizeram com que o jogador perdesse a titularidade - começou o jogo da Supertaça no banco de suplentes.

Por esta altura, mais do que nunca, Miguel Veloso precisava de apoio e de bons conselhos. Pois bem, por esta mesma altura o seu empresário Paulo Barbosa continuava a oferecer o jogador por essa Europa fora (valeu quase tudo junto de clubes como Arsenal, Bolton, Manchester City, Juventus ou Fiorentina). Por outro lado, num nobre acto de solidariedade, o seu grande amigo Djaló lembrou-se (ou lembraram-no) de não festejar os poucos golos que marcava.
.
Durante os meses seguintes Miguel Veloso continuou sem conseguir conquistar definitivamente a titularidade. Apareceu pontualmente como lateral-esquerdo no Sporting e na Selecção Sub-21.

No final de 2008 foi claramente montada uma estratégia de confronto com o clube. Essa estratégia, motivada pela consciência de que eventuais propostas no mercado de inverno nunca chegariam aos valores pretendidos pelo Sporting, visava provocar a ruptura e facilitar uma transferência por valores bem mais modestos. Nesse sentido, o pai de Miguel Veloso apareceu a dar uma entrevista onde debitou as seguintes obscenidades:

“Sporting está a fazer a vida negra ao Miguel”
“Não percebo por que o Miguel tem sido alvo destas situações, porque querem que renda o mesmo como lateral-esquerdo. Só pode ser alguém a querer prejudicá-lo.”
“Se há laterais-esquerdos que não jogam ele [Paulo Bento] opta pelo Miguel, não pode querer que renda o mesmo.”
“Querem desgastá-lo, para que desanime nos treinos, mas isso não vai acontecer.”
“É o único clube que conheço onde a gestão está ligada ao treinador e os assuntos são tratados externamente e também o único que não defende os jogadores.”
“Nunca ouviram ao Miguel dizer que quer sair, ao contrário de outros. Mas se o Sporting não o quer, que o deixe ir.”

Ao mesmo tempo que estas declarações eram proferidas, Miguel Veloso continuava sem convencer ninguém nos treinos e nos jogos. Intencionalmente ou não, passava a imagem de ser um corpo estranho no plantel do Sporting.

1 comentário:

Anónimo disse...

esta para quando a abordagem ao dossier m.veloso?